Neste domingo foi dado inicio a primeira prova do Circuito das Estações em São Paulo, etapa Outono, para cerca de 6 mil corredores, em um dia típico para a época do ano que da nome a estação da prova; uma manha não tão fria, mas em uma temperatura agradável para a prática da corrida.
Depois de uma noite bem mal dormida e ter feito tudo ao contrário do que se deve fazer em um dia que antecede a prova, estava eu acordando para a disputa da minha primeira 10k. Como acordar no frio é ruim, nem quero ver o inverno… enfim: um café bem básico tomado, parti para a região do Pacaembu por volta das 6:45, onde cheguei em torno das 7:10.
Chip retirado e preso ao tênis, aquecimento e alongamento feito, vamos para a corrida.
No trecho inicial de 2k, mantive uma media de 6min/km. Tinha falado em me poupar nos primeiros 5k, mas como pegaria certa inclinação a seguir, fui de acordo com meu ritmo comum, mesmo porque o clima frio tornou isso propicio sem que causasse muito desgaste.
Depois da subida pesada da Rua Marta, dei uma desacelerada em praticamente em todo o trecho de “ida”, do km 2,5 ao 5, sob o viaduto Costa e Silva, principalmente nos trechos de inclinação. Na volta, fiquei na media de 6:00min/km durante todo o trecho que tinha em sua maior parte, descida, exceção para os últimos 2k, mas como estava no fim, melhor diminuir o ritmo do que andar, completei a minha primeira 10k em pouco mais de 1h.
Agora é se esforçar para baixar mais este tempo e fazer as outras 3 etapas para completar a mandala!
A próxima agora é a meia maratona da Corpore, ou 5k ou 21k, não tem um meio termo, então volto pra de 5. Não conheço o percurso, será uma novidade agradável para mim.