Relato – Major: BMW Berlin Marathon

Tempo de leitura: 4 minutos

Este relato promete ser longo, proporcional ao tamanho do evento.

Estou falando, é claro, da BMW Berlin Marathon, uma das Majors, ou seja, parte do grupo das maiores maratonas do mundo, cobiçadas por todos que praticam esse esporte.

Sobre a Major

O que percebi durante este período é que a cidade inteira se envolve no evento. Lojas, como as da Adidas (o principal patrocinador desta etapa), oferecem descontos e vendem roupas temáticas da maratona.

Áreas como a de largada, próxima ao Portão de Brandemburgo, são fechadas uma semana antes do evento. Lá também fica o ‘Hall da Fama’, que exibe um painel com os nomes dos participantes e é um lugar para conhecer os atletas de elite (na sexta, às 18h15). O Hall da Fama tem os seguintes horários:

  • Quarta, 20/09, 12h–19h
  • Quinta, 21/09, 12h–19h
  • Sexta, 22/09, 12h–21h
  • Sábado, 23/09, 10h–20h
  • Domingo, 24/09, 8h–17h

Desde quarta-feira, as ruas estão cheias de pessoas vestidas para o evento.

Eventos Paralelos

Durante esse período, ocorrem outros eventos, como a corrida de 6 km chamada ‘Breakfast Run’. O percurso vai do Palácio de Charlottenburg ao Estádio Olímpico, às 9h30 de sábado. Não há medalhas; basta aparecer com a pulseira do evento principal.

Há também eventos para crianças e jovens, como uma mini-corrida no sábado às 11h, e uma corrida de patins às 11h30.

Existe uma corrida chamada R5K, de 5 km, entre Potsdamer Platz e o Portão de Brandemburgo, no sábado às 2h55.

Uma ‘mini maratona’ para jovens acontece também no sábado, às 15h10, começando na Potsdamer Str./Ebertstr. e terminando no Portão de Brandemburgo, com uma distância de 4,2 km.

Por último, um evento de patinação começa às 3h30, com um percurso e distância similares aos da maratona, mas sobre patins.

Retirada de Kit

Realizei a retirada do kit na quinta-feira, por volta das 17h, no Aeroporto Tempelhof. A retirada começou neste mesmo dia e os horários para os demais dias eram os seguintes:

  • Quinta, 21/09, 15h–20h
  • Sexta, 22/09, 11h–20h
  • Sábado, 23/09, 9h–19h

Essa foi minha primeira experiência com a retirada de um kit de uma Major. O espaço era amplo e contava com diversos expositores. A área externa parecia dedicada principalmente aos patinadores e food trucks.

Na entrada, passamos por uma triagem para receber uma pulseira de identificação, que usei durante todo o evento (e até mesmo quando cheguei em casa, haha).

Após a triagem, entramos em um grande galpão destinado à retirada do kit. Não enfrentei filas para pegar o número de peito, que, assim como em Copenhagen, foi impresso na hora.

Após a retirada do kit, fomos encaminhados à feira da maratona, um amplo espaço dividido entre dois galpões. Assim que saímos da área de retirada, demos de cara com a loja da Adidas. Além disso, o espaço oferecia várias outras atrações: um painel exibindo os nomes dos participantes, uma exposição de medalhas, um estande de uma marca de cerveja onde, se você conseguisse segurar um copo cheio por tempo suficiente, ganhava uma inscrição para a próxima maratona, copos térmicos, uma área de massagem, camisetas, suplementos e informações sobre outras provas.

No final, acabei comprando um squeeze e experimentando uma massagem com aquelas botas de compressão que estou pensando em adquirir.

A Corrida em Si

A Major teve a participação de aproximadamente 45 mil corredores e foi organizada em ondas de largada, devido ao grande número de participantes. As ondas foram divididas da seguinte forma:

  • 9h: Bloco A-D
  • 9h40: Bloco E-F (o meu bloco)
  • 10h05: Bloco G-H
  • 10h30: Bloco J-K

Além dos grupos especiais:

  • 8h50: Handbikers (Elite)
  • 8h56: Atletas de Cadeira de Rodas
  • 8h59: Handbikers

Para a corrida, acordei às 7h para tomar café. Como o hotel ficava a cerca de 4 km da largada, optamos por sair às 8h20 em direção ao metrô. O tempo estava mais ameno do que o esperado, então acabei não precisando do corta-vento que levei.

Um erro foi descer uma estação antes do local de largada, o que nos fez andar um pouco mais do que o planejado. Mesmo assim, chegamos ao portão por volta das 9h25.

Já estavam anunciando as ondas E-F para se posicionarem, então fui para o meu bloco. O plano era manter um ritmo z1/z2 nos primeiros 15 km e depois fazer tiros de 1,5 km em z3/z4, com intervalos de 200m para recuperação. Foi um estratégia conservadora, pensando no meu problema de ciático.

A organização dos pontos de hidratação foi excelente, começando a cada 5 km e depois espaçados por 2 ou 3 km. Além de água e frutas, ofereciam chá quente e gel de carboidratos.

Concluí a prova em 4h16, mais de meia hora do meu melhor tempo. A Raquel me deu suporte em quatro pontos diferentes da corrida, nos kms 6.5, 16.5, 25.5 e 35.5. Após o término, a área de dispersão estava bem organizada, com a entrega de medalhas, ponchos, e kits de finisher contendo lanches e água. Somente para devolver o chip retornavel foi meio perrengue de encontrar o local mas no fim deu certo.

Aquele vídeo do final da prova:

Após a prova, foi hora de reencontrar a Raquel e aproveitar os dias restantes em Berlim, onde ainda muitos atletas desfilavam com suas medalhas pelas ruas da cidade.

Resultado:

confirmation_number Número de Peito 25380
supervisor_account Modalidade 42k
access_time Tempo Final 04:17:49
hourglass_full Tempo Bruto 04:28:03
trending_up Classificação Total 18990
trending_up Classificação Faixa Etária 3363
timelapse Pace Médio 05:47 min/km
timelapse Velocidade Média 10,4 km/h
folder_shared Categoria M35
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

http://www.diegoronan.com.br