Relato – São Paulo Indy Run 8K – 2011

Tempo de leitura: 5 minutos

Neste sábado no Anhembi foi realizada a segunda edição da São Paulo Indy 300, com a primeira corrida de rua noturna organizado pelo evento (São Paulo Indy Run 8K) na cidade de São Paulo.

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

A corrida contou com a participação limitada a 3 mil corredores, que tiveram direito a um kit contendo camiseta, ingresso para o treino de sábado e medalha finisher.

O percurso de 8km foi montado com base em duas voltas no circuito onde os carros beiram os 300km/h.

A retirada do kit aconteceu na última quinta e sexta-feira na loja Centauro do Shopping Eldorado. Estive por lá por volta das 19 horas da sexta, não tinha muita gente retirando o kit, foi bem rápido alias. Só achei o local da retirada meio “incompatível” com a localização da corrida, por ser na Zona Sul de São Paulo enquanto a corrida aconteceria no circuito montado na Zona Norte. Não seria mais fácil ser na Centauro, se for o caso, do Shopping Center Norte? Quem sabe nos próximos anos tenhamos novidades quanto a isso.

Com o kit em mãos, tudo separado, sono em dia, parti para o autódromo por volta das 14 horas do sábado, para a acompanhar o treino classificatório da Indy e uma etapa da Fórmula GT. Nesta hora que começa o desgaste.

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

Encontrei meu amigo, o Leonardo, que também correu a 8K e partimos para o Anhembi. Próximo ao local, optei por deixar o carro no Shopping Lar Center, já que não quis arriscar saber como estaria a marginal lá na frente, além de o estacionamento de lá ser uma indicação dos organizadores do evento. Ainda estava bem viva na memória o “terror” que foi na sexta-feira de manha principalmente, um inferno. Carro estacionado, uma caminhada de cerca de 1km e chegamos no Metrô Tietê, de onde partiriam os ônibus para os portões do Anhembi.

No caminho para o Anhembi, alias trajeto rápido, cerca de 5 minutos ou menos, notei várias pessoas com a camiseta da corrida, inclusive no ônibus.

Chegando no autódromo, vi que o lugar do meu ingresso era diferente do meu amigo, por sorte tinha uma pessoa na porta do setor que iríamos entrar (b) na mesma situação, e conseguimos trocar com eles.

Assim que entramos, tirei algumas fotos da infra-estrutura montada para a corrida e fomos para a arquibancada fotografar e acompanhar os treinos da Indy, claro, que a cada hora indo para um local diferente para fazer fotos diferentes. Até que renderam boas fotos da reta do sambódromo e principalmente da reta oposta, onde pude fazer fotos sem grades sobrepondo os carros em sua maioria.

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

Depois de 3 horas em pé, pernas já doendo e batendo as 17hrs, fui fazer a ultima refeição na praça de alimentação montada para o evento. No local havia um pessoal da Band gravando algumas pessoas se esbaldando na comida 2 horas antes de correr. Ainda bem que não vieram em cima.

Janta feita, de volta para a arquibancada fazer mais alguns cliques e acompanhar o fim da formula GT, momento que finalmente consigo sentar, mas por pouco tempo. Afinal, com o fim da corrida e com menos pessoas no local, as fotos saem melhores. Depois de mais alguns cliques e chegando as 18 horas, fomos para o ponto de encontro marcado pela organização (setor C), deixar as coisas no guarda volume e começar o alongamento.

Alongamos por cerca de 10 a 15 minutos e partimos em direção da pista, que já estava liberada para o publico que faria a corrida.

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

Já na pista, continuamos o aquecimento, uma volta de 1km e esta tudo certo. Nos posicionamos bem na frente próximo ao pelotão de elite e é só aguardar a largada.

Falaram que a largada seria diferente, em movimento, mas não vi nada fora do comum, a não ser um buraco de 50 metros entre a elite separando os demais.

Dada a largada e começa a corrida, com o circuito plano, sem nada de subidas, consegui manter um ritmo forte, apesar das pernas estarem “baleadas” de ficar o dia todo de pé, e mantive um passe abaixo de 6min/km durante todo o percurso. A temperatura da noite estava agradável o que proporcionou uma volta tranqüila.

Nos pontos de hidratação foram servidos garrafinhas d’agua, mas água quente?! Não gostei muito disso, não ajudava a refrescar, porém a quantidade de pontos foi o suficiente para a prova. No geral foi uma ótima corrida, onde finalizei a mesma em torno de 47 minutos.

Depois de retirar o kit de finisher para a surpresa estavam dando para quem correu ingresso para o melhor setor do autódromo para a corrida do domingo. Durante este tempo que estava para retirar o ingresso para a corrida, encontrei um amigo em comum que havia participado da corrida também. Mundo de corredores!

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

Antes de ir embora ainda tirei algumas “várias” fotos da pista, do pódio, enfim, aproveitar as poucas oportunidades que temos para fazer estas coisas.

O lado ruim só foi voltar para o Lar Center, a pé. Dormir a noite foi complicado, mas faz parte.

Comentando brevemente a “corrida” de domingo, corrida entre aspas mesmo: Depois de passar umas horas pela manhã separando as poucas fotos decentes dos carros (que não tirei só do bico, ou só da asa do carro, ou só do asfalto), encontrei meu amigo e chegamos no Metrô Tietê por volta das 11 horas da manhã (desta vez estacionei no próprio estacionamento do lado do Metrô). Pegamos o ônibus e nos dirigimos até o local como no dia anterior.

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011

Chegando la, direto para o portão 29, Setor K. Sentamos no nosso lugar e vimos o finalizinho da GT2, até a convidada ingrata chegar: A chuva. Enfim; até a chuva atrapalhar foi legal. A vista do lugar é ótima! Quem sabe nos próximos anos tenho mais sorte quanto a isto.

Mesmo com tanta chuva consegui registrar alguma coisa, depois subo tudo no Picasa.

A, claro, desta vez para o Tietê de ônibus =)

Agora pronto pra próxima, e é mais uma noturna: Fila Night Run, agora 10k.

Até la!

Resultado:

SP Indy Run 2011
SP Indy Run 2011
confirmation_number Número de Peito 402
supervisor_account Modalidade 8K
access_time Tempo Final 00:46:23
hourglass_full Tempo Bruto 00:46:45
trending_up Classificação Total 499
trending_up Classificação Faixa Etária 499
trending_up Classificação por Sexo 499
timelapse Pace Médio 05:48 min/km
timelapse Velocidade Média 10,35 km/h
folder_shared Categoria M

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br