Relato – Run The Night 2013

Tempo de leitura: 3 minutos

Na noite deste sábado, 24, ocorreu na Cidade Universitária, em São Paulo, a Run The Night, a primeira meia maratona de revezamento noturna, com opções de quartetos, duplas ou solo.

O kit, contendo o básico (camiseta, numero de peito e chip), foi retirado na loja da Decathlon Morumbi, na sexta feira, pós expediente. Retirada rápida e sem filas, o problema só foi o transito para chegar no local, sexta feira no horário de pico. Aproveitei para comprar uns saches de carboidrato que havia acabado e estava sem há tempos. Foi muito proveitoso nesta prova.

A planilha da maratona pediu 30km de rodagem para o fim de semana. Minhas opções:
dar uma volta a mais assim que concluir a prova
começar a correr cerca de uma hora antes, rodar cerca de 10k e continuar com a meia maratona normalmente.

Pelo horário decidi sair uma hora antes; ficaria muito tarde completar a meia maratona em cerca de duas horas e rodar mais uma hora buscando a quilometragem adicional.

Calculando isto, sai de casa as 17h45min em direção ao local da prova, onde cheguei as 18h30min. Carro estacionado fora da USP, rumo ao Portão 01 da Cidade Universitária, encontrei a Priscilla no caminho.

Pertences deixados no guarda-volumes, começa meus 30k por volta das 18h50min. Sai fazendo o percurso reverso ao da corrida onde retornaria assim que completasse 5k, não respeitando o percurso em si (2 voltas no mesmo local já é maçante o suficiente).

Um trecho que adicionei, o da Av Prof. Luciano Gualberto, foi uma novidade que nunca havia explorado, basicamente plano com uma subida no trecho final, fazendo um contorno na rotatória. Olhando pelo mapas vi que mais um ou dois quilômetros estaria no portão 01. Durante a volta tive que passar por meia dúzia de cachorros pelo caminho não muito amigáveis, deu uma adrenalina a mais no treino rs.

Cheguei na região da largada faltando cinco minutos para a largada, 20hrs, com 9.5km marcados no relógio. Um ponto chato é que me deu muita fome durante os 10km iniciais, pedi para o staff uma maça na região de entrega de frutas para os finishers e recusaram, enfim, se sentisse mal no percurso por falta de comer e com recusa de staff seria motivo para não participar de provas organizadas pela Iguana. Sim, pode ser ordem mas se passo mal, como fica?

Na área da largada encontrei a Carol, a Priscilla e a Blois. Largamos juntos e as acompanhei no primeiro km dos 21 que viriam pela frente. Logo de início havia um ponto de hidratação; seria minha primeira hora de prova (ao todo), tempo do primeiro sache de carboidrato. Isso ajudou muito!

Por volta do km 4, um ponto de Água e Gatorade, ponto que se repetiria no km 6, durante a volta, depois do trecho mais forte do percurso, a subida da Av Prof. Almeida Prado até a Pça da Prefeitura.

Depois do trecho mais forte, o trecho mais chato: o da Av. Professor Lucio Martins Rodrigues, quatro idas e vindas que somam dois quilômetros no percurso, com um ponto de hidratação na primeira ida. Completou o percurso com o retorno à avenida da raia, subindo cerca de 500 metros paralelo ao estádio e retornando à avenida da raia, onde havia o último ponto de hidratação, fechando a primeira volta e recomeçando tudo de novo.

A única parte descartável da prova toda foram os mimados que moram nos apartamentos da avenida da raia xingando e tirando sarro dos corredores, total imaturidade.

Concluí meus 30km em 3h18min, os 21km devem ter dado cerca de 2h17min, tempo alto mas pelo desgaste que já vinha tendo uma hora antes da prova começar, o tempo foi o de menos, um treino de luxo.

Semana que vem tem mais 30km (pretendo 35km) de rodagem para a maratona, outubro está chegando, e este deve ser o próximo grande desafio!

Resultado:

Run The Night
Run The Night
confirmation_number Número de Peito 499
supervisor_account Modalidade 21k Solo
access_time Tempo Final 02:16:57
access_time Tempo Relógio 03:18:39 - (30K)
hourglass_full Tempo Bruto 02:19:11
trending_up Classificação Total 506
trending_up Classificação Faixa Etária 49
timelapse Pace Médio 06:31 min/km
timelapse Velocidade Média 09,20 km/h
folder_shared Categoria M2029
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br