Relato – Energizer Night Race 2013

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste sábado fora realizada a etapa de São Paulo da Energizer Night Race, corrida noturna com opções de percurso de 5 e 10k.

Foi uma corrida que gostaria de ter participado no ano passado, mas acabou conflitando calendário e não pude estar nela.

Fiz a retirada do kit na quinta feira. Aproveitei que era dia de treino de corrida, e a fnac, local da retirada, estava localizado a 4k do local que trabalho, resolvi esticar um pouco mais o trecho para completar 10k (5k ida / 5k volta) e fui correndo. Um treino diferente, apesar do frio, passei por vários lugares que nunca passei em uma prova.

Cheguei na fnac por volta das 19h30min, não havia ninguém retirando os kits quando cheguei, não demorou nada além de entregar o protocolo de retirada e irem buscar o chip, entregar a camiseta e testar o chip. O kit veio composto de, alem de número de peito, chip e camiseta, por uma headlamp e a sacolinha da Energizer.

Energizer Night Race 2013
Energizer Night Race 2013

Sábado foi um dia de tempo aberto, com sol. Temperatura agradável até o sol se pôr, depois o frio pegou. Com medo de pegar trânsito e ficar sem lugar para estacionar, fui pouco antes das 18hrs para a região. As 19h15 já estava na USP, local da prova. Parei do lado de fora da cidade universitária, pegando o acesso pelo Portão 01 até chegar ao local do evento.

Até as 20h, horário de inicio da prova, foi esperar para ver se encontrava alguém conhecido (o Allan chegou as 19h30) e ficar tirando fotos.

A cerca de 30 minutos para o inicio de corrida, deixei os pertences no guarda volumes e iniciei o aquecimento / alongamento por 15 minutos, quando foi liberado o acesso para a área da largada.

Primeiro ponto negativo: sem divisão de grupos de pace. Tudo bem que ninguém respeita nada, é gente que vai caminhar se bobear largar até com a elite, mas mesmo assim, atrapalha muito quem quer buscar um tempo legal.

Faltando um minuto para o início da prova, todas as luzes foram apagadas e o primeiro km de prova, a fonte de iluminação seriam feitos pelas headlamps fornecidas no kit.

Saindo em um ritmo forte, na medida do possível, fui alternando entre 4 e 5 min/km durante toda a prova, sempre utilizando a casa dos 5 como descanso e a casa dos 4 como uma puxada mais forte.

Energizer Night Race 2013
Energizer Night Race 2013

Pontos de hidratação a cada 2km com água gelada, e um ponto de Gatorade (em copo) no sexto km e uma longa divisão no encontro dos 5k com os 10k foram pontos positivos para a prova.

Resultado de todo esforço foi um tempo de 52 minutos, igualando a casa do meu melhor tempo nos 10k, ainda não consegui o tal sub-50 mas sem pressa, uma hora chega.

O pós prova foi detestável, o então “Segundo e Terceiro ponto negativo”: Uma fila enorme para pegar as frutas, medalha e Gatorade. Também 4 pessoas entregando em 2 pontos para todo mundo só poderia resultar nisso. Foram cerca de 20 minutos para conseguir chegar até o fim e depois teria mais um mundo de pessoas enfileiradas para acessar o guarda-volumes. Não é exagero dizer que demorou mais tempo para retirar o kit pós prova e retirar as coisas no guarda-volumes que correr os 10k em si.

Pelo menos o som ambiente estava bom e deu para curtir, apesar do frio.

O entorno da cidade universitária estava bem tranquilo quando sai, exceto para sair de dentro da USP, onde estava bem complicado. Este foi o ponto bom de parar do lado de fora. Caminho livre até a Marginal, e casa.

Junho ainda não tenho uma prova definida, talvez seja somente um mês de muito treino. Por enquanto, portanto, a prova é a G4 da Asics.

Resultado:

Energizer Night Race 2013
Energizer Night Race 2013
confirmation_number Número de Peito 2930
supervisor_account Modalidade 10k
access_time Tempo Final 00:52:18
hourglass_full Tempo Bruto 00:52:47
trending_up Classificação Total 442
trending_up Classificação Faixa Etária 72
timelapse Pace Médio 05:13 min/km
timelapse Velocidade Média 11,47 km/h
folder_shared Categoria M2529
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br