Relato – Circuito Athenas – 3ª etapa

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste domingo, 04 de novembro, foi realizada a terceira e última etapa do Circuito Athenas, circuito de distancias progressivas, iniciando em 10k na primeira etapa, 16k na segunda etapa e fechando com distancia máxima de 21k na terceira etapa.

O kit foi entregue somente no sábado, no estacionamento Estapar, próximo ao Credicard Hall, Hotel Transamerica e o local da largada (na marginal, pista expressa). Fui logo de manhã retirar para não ficar preso ao compromisso e usar o sábado realmente para descanso. Composto por uma sacola de pano, camiseta, numero de peito, chip descartável, barra de cereal e panfletos de merchandising, o kit foi bem básico pelo valor da prova. Pelo menos a camiseta é de qualidade, diferente do péssimo material que da impressão que vai dissolver entregue no Circuito Caixa. O local da retirada do kit também foi a área em que as equipes armaram suas tendas e as demais estruturas do evento: guarda volumes, lojas, banheiro, área de massagem, etc.

Domingo amanheceu com uma nebulosidade bem alta, temperatura na casa dos 19 graus. Pela distancia da Ponte Transamerica, deixei planejado sair de casa para buscar minha “pacer particular”, a Amanda, as 5h10, para sair de Guarulhos rumo a ponte Transamerica as 5h30 da manhã, tendo como target estar lá as 6h30. Ou seja, teria que acordar as 4h50 para conseguir fazer tudo, o problema maior neste caso é como sempre dormir cedo, já que junta a falta de sono com a ansiedade da prova. A ida foi mais rápido que esperava, chegamos lá por volta das 6h10. Carro estacionado nas ruas próximas ao evento, foi só guardar o dispensável no guarda-volumes, alongar e ir para a área de largada.

Meu erro foi ignorar a vontade de usar o banheiro químico na área de concentração e ir direto largar. Tinha como objetivo nessa prova conseguir um sub 2 para a meia maratona, para isso tinha que manter um pace na casa dos 5:41min/km. Foi tranquilo até a primeira subida na Ponte Estaiada, mantendo na casa dos cinco durante todo este percurso (cerca de 6km). Depois juntou a vontade de ir ao banheiro, o perrengue que foi a subida e a certeza que não disponibilizaram paradas no percurso. No km 9 não deu para ignorar mais e tive que parar para “desabastecer” em um banheiro químico de operários da marginal pinheiros, fazer o que, se o evento não disponibiliza, o jeito é improvisar. A partir deste momento já sabia que 2h seria um objetivo inatingível e mudamos a estratégia para tentar buscar pelo menos meu recorde pessoal.

Voltando a prova, o pace não foi o mesmo. Apesar da segunda subida (entre os kms 9 e 10 em um trecho de 300 metros) e a terceira subida (entre os kms 10 e 11 em um trecho de 200 metros) na Estaiada serem bem mais tranquilas, não consegui manter um pace na casa dos 5min/km, ficava na maior parte do tempo na casa dos 6min/km e tentando acompanhar a Amanda que toda hora tinha que voltar para me “resgatar”.

Ainda para ajudar, por volta do km 13 comecei a sentir um desconforto no estômago por excesso de água e esforço físico, mal via a hora de terminar a prova e sair de lá. Foi assim até o final, pensei ainda em caminhar faltando 2km para terminar a prova mas pela curta distancia continuei, me arrastando mas fechei correndo, em 2h08 min (provavelmente por volta de 2h12 no tempo oficial). Nem nos 25km da maratona de São Paulo passei tanto aperto quanto foi nessa, que quase desisti no caminho.

Não atingimos o objetivo proposto, faltou perna, treino específico, alimentação correta e inteligência para não ignorar o que o corpo pede, se me desse ouvidos a historia poderia ser diferente. Mas meia, ano que vem tem mais!!

Resultado:

Athenas
Athenas
confirmation_number Número de Peito  6353
supervisor_account Modalidade 21k
access_time Tempo Final 02:12:26
hourglass_full Tempo Bruto 02:17:24
trending_up Classificação Total 959
trending_up Classificação Faixa Etária 123
timelapse Pace Médio 06:18 min/km
timelapse Velocidade Média 09,51 km/h
folder_shared Categoria M2130

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br