Relato – 89ª Corrida Internacional de São Silvestre 2013

Tempo de leitura: 3 minutos

Nesta terça que encerra o ano de 2013, foi realizada mais uma edição da mais tradicional prova de corrida de rua do Brasil, a São Silvestre, chegando na edição numero 89 e contando com a presença de quase 30 mil corredores, entre inscritos e pipocas.

A retirada do kit se deu nos quatro dias anteriores ao dia da prova, na região do Ginásio do Ibirapuera, como nas edições anteriores.

Fiz a retirada no sábado a tarde, segundo dia da retirada. Fiquei com certo receio de filas mas foi bem rápido, diferente da edição anterior que fiquei quase duas horas debaixo de sol na fila. O kit veio composto por camiseta, chip descartável, numero de peito e os tradicionais materiais de merchandising.

São Silvestre 2013
São Silvestre 2013

O restante do fim de semana até o dia da prova foi zero de treino e aguardar a chegada da prova.

Não fiz uma alimentação especial no dia anterior da prova, na segunda, mas isso não me atrapalhou em questões de rendimento na corrida. Por causa do reveillon, acordei por volta das 7h20min da manhã, com pretensões de chegar no local junto a largada, as 9h.

O tempo na terça amanheceu nublado, com aberturas de sol e calor. Tomei um café da manhã básico: pão com manteiga e água, me troquei e as 8h fui para o metrô Tietê, onde de lá iria para a paulista de forma mais tranquila.

Cheguei de forma rápida no estacionamento, coisa de 10 – 15 min, e do metrô até a Paulista mais 10 minutos; metrô desta vez, fui do Tietê até a Paraíso, e de lá até o Trianon, onde ficaria próximo ao MASP.

Foi tempo de alongar e aguardar cerca de quinze minutos pela largada, pontualmente as 9 horas.

Entre o tempo que você chega no local da largada até efetivamente largar, você curte bastante o clima da prova, da festa. Gente fantasiada em todo o lugar, gente pulando na frente das cameras de televisão, enfim festa.

São Silvestre 2013
São Silvestre 2013

Depois de dez minutos (ou mais) do início da prova finalmente começamos a dar os primeiros passos no meio da multidão, onde logo mais tem início a mais uma prova.

Não é uma corrida que busco fazer tempo, apenas terminar e curtir a festa que é esta corrida. Fiz ela toda em ritmo moderado, mesmo porque se forçar chega na brigadeiro literalmente morto e atrapalha inclusive o réveillon mais tarde.

Aquele clima legal onde o povo acompanha a prova em todo o percurso, inclusive ajudam a refrescar jogando agua com mangueira no pessoal, incentivam, apoiam, da um gosto especial para esta prova. Poderiam ser assim também em provas mais importantes como a Maratona de SP, mas falta interesse inclusive televisivo para atrapalha isso.

O temperatura estava quente, mas o sol entre nuvens e umas rajadas de vento ajudaram bastante a refrescar este clima durante a prova.

São Silvestre 2013
São Silvestre 2013

Os cinco pontos de hidratação foram o suficiente para o percurso. E aquela crítica aos pessoal que tumultua tudo no primeiro posto de hidratação e deixa o restante vazio, prendendo inclusive quem vem atras bloqueando a passagem. Um ponto de isotônico por volta do km 10 foi bem proveitoso.

Consumo de gel, fiz um por volta do km 8, no segundo posto de hidratação, conforme tinha planejado no início da prova.

E assim foi mais uma São Silvestre, dessa vez 100% corrida, sem uma andada, ao som de Pink Floyd em todo o trajeto e, de quebra, fazendo minha melhor marca na prova: 1h35min.

A todos um Feliz 2014!!

Resultado:

São Silvestre 2013
São Silvestre 2013
confirmation_number Número de Peito 5498
supervisor_account Modalidade 10k
access_time Tempo Final 01:36:57
hourglass_full Tempo Bruto 01:55:04
trending_up Classificação Total 9164
trending_up Classificação Faixa Etária 752
timelapse Pace Médio 06:24 min/km
timelapse Velocidade Média 09,38 km/h
folder_shared Categoria M2529
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br