Relato – 5ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos

Tempo de leitura: 2 minutos

Neste domingo, 8 de dezembro, foi realizada a 5ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, com as distancias de 5 e 10k, corrida que faz parte do calendário oficial da cidade como uma das celebrações de aniversário, com adesão cada vez maior no número de participantes – ano passado cerca de 2 mil, esta no cerca de 2.500 participantes, ainda mais por ser da prefeitura e ter um preço bem em conta comparando com as demais.

Fiz a retirada do kit no sábado de manhã, em uma tenda montada no Bosque Maia, como de costume. Retirada que foi bem rápida, sem muita fila. Kit veio contendo o chip de cronometragem, camiseta, numero de peito em uma sacola, além dos materiais de merchandising. O restante do sábado foi basicamente descansar, preparar as coisas para acordar e sair de casa.

Domingo levantei por volta das 7h00 da manhã (vantagem de correr a três quilômetros de casa), me arrumei e sai por volta as 7h40. O dia estava com tempo encoberto, temperatura até que baixa, mas o panorama mudou um pouco até as 8h, horário da largada, fazendo com que o sol desse a cara, entre as nuvens, mesmo assim fazendo esquentar.

Cheguei na região da largada (em frente ao entrada principal do Bosque Maia) por volta das 7h50; tempo de fazer um alongamento rápido e aguardar cerca de vinte minutos pela largada. Como nos anos anteriores, a elite feminina saiu por volta as 7h55 e a masculina às 8h; como sempre também, tivemos que esperar eles cruzarem o ponto onde o pessoal dos 5km e 10km se separam, cerca do km 7 da prova – isto na volta, ou algo em torno de 15-20 minutos para o pessoal da elite. Com isso, por volta das 8h20m, o pelotão geral é liberado e começa mais uma corrida.

Na grande maioria do percurso deixaram 2 faixas de rolamento para carros e uma faixa (como se fosse a “ciclofaixa”) para os corredores. Isto atrapalhou bem quem tinha pretensões de tempo e largou la atras, pois sempre tem alguém mais lento pelo caminho (me incluo entre eles); até mesmo para mim ficou ruim, já que varias vezes estava preso atras de alguém e tinha que entrar na faixa que estava liberada para os veículos para conseguir ultrapassar. Como o transito estava intenso / parado, não vi muito problema nestas passagens mas é risco.

Pontos de hidratação a cada dois ou três quilômetros, todos com água gelada e staff em número suficiente atendendo a todos, sem nenhum problema em relação a isto.

Fiz o rítimo que pode, desgastado ainda pelo ano e pelo clima quente do dia, fechei a prova em torno de 55 minutos.

A área de dispersão neste ano foi melhor, o staff fazendo bloqueios separando os “pipocas” dos que correram inscritos para pegar o kit finisher, dando uma boa limpada na entrega das medalhas, diferente dos outros anos.

Uma critica construtiva: se quiserem levar mesmo a sério esta corrida, tornar uma referencia ou coisas do tipo, que bloqueiem 100% das vias para trafego de automóveis durante o desenvolvimento da prova e que não façam mais este intervalo de quase 20 minutos entre sair a elite e o pelotão geral – se for fazer, que antecipem 20 minutos e soltem todo o resto as 8. Quanto mais tarde largar, pior, nesta época do ano.

É isto, só falta agora a festa da São Silvestre para fechar este puxado 2013.

Resultado:

Corrida Guarulhos
Corrida Guarulhos
confirmation_number Número de Peito 1084
supervisor_account Modalidade 10k
access_time Tempo Final 00:57:16
hourglass_full Tempo Bruto 00:59:31
trending_up Classificação Total 468
trending_up Classificação Faixa Etária 39
timelapse Pace Médio 05:40 min/km
timelapse Velocidade Média 10,60 km/h
folder_shared Categoria M2529
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br