Volta da USP

Relato – 54ª Volta da USP

Tempo de leitura: 2 minutos

Sábado foi dia da Volta da USP, que chegou a sua 54ª edição, em um percurso que difere um pouco das corridas que geralmente ocorrem dentro da cidade universitária.

Retirei o kit no próprio sábado, em paralelo à retirada da W21, corrida que ocorreu na manhã seguinte, com a mesma organização, Iguana.

Estas ocorreram dentro da CEPEUSP – marquise do Velódromo, na Avenida da Raia. No caso da volta da USP, na sexta das 9 as 19 e no sábado das 8 as 12h.

A opção foi sábado, ja que não teria tempo hábil para retirar na sexta.

Fiz a retirada por volta das 10 da manhã do sábado, houve um pouca fila, levou cerca de 15 minutos.

Com o kit retirado e em mãos (número de peito com chip acoplado e camiseta), restou voltar para casa, para mais tarde voltar, agora para correr.

A largada foi marcada para as 19 horas, mas saí de casa bem antes, as 16:30, para chegar na cidade universitária as 17:30 para encontrar a Déia.

Parei inicialmente fora da Cidade Universitária, até saber que poderia estacionar dentro da USP, mais fácil; como estava cedo, tive bastante opções de lugar perto da chegada, para deixar o carro, de modo que não teria problemas com transito para ir embora.

Inicialmente não tinha planos de forçar, a semana foi complicada, desgastante, vinha também de um RP bom no fim de semana anterior, para a mesma distancia. Objetivo portanto era correr bem e curtir.

A prova contou com um percurso que geralmente faço quando treino lá: Av da Raia, Politécnica, IPT (cavalo), Biologia (matão), FEA e terminando na CEPEUSP. Em resumo, ja conhecia as subidas, e o maior ponto critico da prova – a subida forte da biologia.

Larguei no pelotão intermediário, indo pela margem da avenida onde tinha menos trafego, deu para começar a abrir caminho.

A divisão entre os 5 e 10k, ocorreu já no km 2, na Politécnica.

Consegui passar pela subida do cavalo com um pace relativamente bom, rumo a biologia.

Na biologia foi uma luta grande para não andar, o que pensei várias vezes no trecho, por fim consegui subir a ladeira num pace abaixo de 6.

Depois disso só viria uma subida leve na FEA e praticamente acabou as partes mais sofridas, deu para acelerar e queimar o gás que restara até a CEPEUSP, terminando a prova na pista de atletismo. Rolou até um tiro no fim da prova.

Planejava fazer a corrida na casa dos 54 min, e acabei fazendo em 50. Um tempo bem abaixo das expectativas.

Ano que vêm da para buscar algo em torno de 48 a 47 minutos, se tudo se sair bem.

A hidratação da prova foi boa, embora tenha sentido falta de um ponto no final. Houve um ponto em media a cada 2km (kms 2, 4.5 e 7).

Semana que vem tem Unicamp. Bora para mais 10.

Resultado:

Volta da USP
Volta da USP
confirmation_number Número de Peito 2773
supervisor_account Modalidade 10k
access_time Tempo Final 00:50:53
hourglass_full Tempo Bruto 00:51:53
trending_up Classificação Total 95
trending_up Classificação Faixa Etária 31
timelapse Pace Médio 05:03 min/km
timelapse Velocidade Média 11,9 km/h
folder_shared Categoria M30-39
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br