Relato – 4ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste domingo, dia 9 de dezembro, foi realizada a 4ª edição da Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, contando com os percursos de 5k e 10k e a presença de cerca de 2 mil participantes, sem mudanças de traçado.

A semana em São Paulo foi de tempo abafado, noites mal dormidas pelo excesso de calor gerando certo desgaste, enfim. O receio maior era que o tempo seguisse assim, principalmente no dia da prova, o que atrapalharia e muito o rendimento. Sábado uma frente fria trouxe chuva, refrescou o tempo (embora continue calor) e mudou este panorama.

A retirada do kit se deu somente no sábado, na tenda de eventos do Bosque Maia. Retirei por volta das 11h00, sem muita gente no local, coisa bem rápida. Recebi o kit contendo a camiseta, numero de peito, chip descartável e materiais de merchandising.

Domingo acordei por volta das 6h40, tomei um café simples “pão com manteiga” e parti em direção ao Bosque Maia, chegando no local por volta das 7h15, tempo quente e garoa fina. Fiz um alongamento por volta das 7h40min e fui em direção ao bloco de largada, onde fiquei posicionado bem na frente, evitando os blocos que atrapalham qualquer performace. No caminho encontrei o Leonardo (blog) e conversamos um pouco.

Foi só esperar cerca de 30 minutos para a largada. A elite saiu as 8 horas da manhã, tivemos que esperar até as 8h17min para que o pessoal da elite passasse pelo ponto de divisão de percurso para não serem atrapalhados e partimos. Este é um ponto em que não concordo, ou libera pelo menos os de 10K cinco minutos depois da elite partir – já que neste caso eles não teriam interferência, ou então que tirem a opção da distancia de 5k, ou ainda mudem o trajeto dos corredores de 5k dos de 10k.

Mantendo pace na casa dos 5min/km praticamente em todo percurso, só aumentando bem essa passada nos 600 metros de subida logo após o Carrefour, na transguarulhense, e recuperando o tempo na descida, fez com que conseguisse manter um ritmo bom para fechar a prova em 53 minutos, meu novo menor tempo para este percurso. A perna estava um pouco pesada mesmo porque fiz um treino longo na sexta feira, mas não foi muito problema, apesar de ter ajudado a me cansar. Talvez no final tenha me tirado um ou dois minutos do tempo final este cansaço muscular. No caminho também encontrei com o Ademir (blog), que passou por mim por volta do quilometro seis da prova e O Corretor Corredor (blog) nos dois quilômetros finais. Fechei a prova com 00:53:33, mais uma superação atingida.

Falando um pouco da estrutura da prova: pontos de hidratação nos Kms: 1,5 (na divisão dos 5k com os de 10k), 4 (logo após a subida da transguarulhense), 6, 8 e no final após a chegada, todos com água gelada, excelente, nada a reclamar. Todos copos foram para a cabeça para refrescar, o calor estava demais, mesmo com garoa o tempo como disse estava abafado; a retirada das medalhas evoluiu bastante, organizado, bastante gente recebendo quem concluía a prova sem causar filas e tumulto como foi na segunda edição; banheiros químicos não usei, nem o guarda volumes, então não darei uma opinião… Posso adiantar que não vi enormes filas para uso. O parque foi o local para abrigar as tendas das equipes, nada que atrapalhasse quem não estava lá para correr. Comparando com as edições anteriores deu para notar mudanças para melhor, que continuem assim!!

Semana que vem tem uma de 15k, Sargento Gonzaguinha, estreia minha nessa prova. Até lá!!

Resultado:

Guarulhos
Guarulhos
confirmation_number Número de Peito 1485
supervisor_account Modalidade 10k
access_time Tempo Final 00:53:33
hourglass_full Tempo Bruto 00:53:49
trending_up Classificação Total 339
trending_up Classificação Faixa Etária 34
timelapse Pace Médio 05:21 min/km
timelapse Velocidade Média 11,20 km/h
folder_shared Categoria M2529

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br