Relato – 46ª Sargento Gonzaguinha

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste 16 de dezembro, domingo, foi realizada a 46ª edição da tradicional corrida “Sargento Gonzaguinha” pelas ruas da Zona Norte de São Paulo. Corrida que conta com distancia de 15K além de uma caminhada de cerca de 3K e é tida como o último teste para muitos antes de encarar a São Silvestre no último dia do ano.

Depois de uma semana abafada, sexta feira chegou uma frente fria e derrubou a temperatura em cerca de dez graus, trazendo bastante chuva na sexta feira a tarde e no sábado o dia todo. A expectativa era de fazer um bom tempo pelo tempo mais frio, apesar de passar também os dois dias com um incômodo grande no adutor da pena direita, talvez por abrir demais no alongamento, enfim, só depois de estar correndo para ver como reagiria durante a prova.

Sábado fiz a retirada do kit na Escola de Educação Física da Polícia Militar na Av Cruzeiro do Sul, no mesmo local onde abrigou a estrutura de tendas, pódio, guarda volumes e demais coisas que englobaram a infra estrutura da corrida. O local é amplo e espaçoso, só achei ruim para chegar pelo trânsito que estava devido as chuvas. O horário que fui, por volta das 14hrs, não havia flas. O kit, bem simples, contendo somente o chip descartável, camiseta e número de peito. Alimentação nada muito regrado como sempre, esfirra na janta, massa pelo menos. Para fechar o sábado, restou descansar bem, preparar as tralhas para a corrida, fazer aplicação de gelo no local do incômodo e dormir.

Domingo amanheceu com tempo fechado, nublado e calor, acordei as 6 horas da manhã, me troquei, tomei um café bem básico e fui buscar a Amanda que foi acompanhar e treinar na prova. As 6h30min partimos para o local da prova, estacionei o carro no Metrô Tietê por volta das 7h00 da manhã, mais 10 a 15 minutos de caminha da e chegamos no local da largada, foi só deixar as coisas no guarda-volumes, alongar e iniciar mais uma corrida.

Achei que havia pouco staff no guarda-volumes, causando uma fila grande e desnecessária que fez com que largasse no fim do pelotão, onde só chegamos para largar quando os últimos estavam passando pela linha inicial.

A corrida iniciou pontualmente as 7h45, sem chuva, pude manter um pace próximo aos 6min/km durante todo o percurso. O trajeto da prova foi a Av. Cruzeiro do Sul, Marginal Tietê (sentido Castelo Branco) até o Anhembi, onde seguimos pelas ruas de trás do sambódromo e pavilhão de exposições, fazendo um retorno e voltando pela mesma rua (esta é a parte mais maçante da prova) em direção a ponte de Casa Verde, próximo ao km dez da prova. Para finalizar o trajeto retomamos a Marginal Tietê (agora sentido contrário) até o Canindé, seguindo pelas ruas próximas ao estádio fechando os 15km da corrida. Plano em praticamente 100% do trajeto, ajudou bastante no desempenho, junto com a ausência de sol.

A dor no adutor que me acompanhou na sexta e sábado (e ainda acompanha) não atrapalhou em nada na corrida, fui mais leve também para não agravar um possível problema, agora é cuidar disso usando os treinos como fisioterapia e aplicar gelo.

Quanto aos pontos de hidratação, havia o suficiente para a corrida, mas bem mal distribuídos, principalmente o primeiro que só apareceu logo depois do quarto km, fora que praticamente todos somente com água quente. Todos foram um ou dois goles e o resto para a cabeça para refrescar.

A estrutura para a retirada do kit de finisher também bem tranquila, sem filas. A única coisa foi a entrada para a pista de atletismo da escola da PM, nos 100 metros finais, uma areia preta que devido a chuva estava boa para se sujar bem, além de uma fila quase indiana para retirar as coisas do guarda-volumes e sair do local.

Apesar de tudo, é mais uma corrida que vale a pena participar, trajeto único que não se repete em n “circuitos” ao longo do ano – como o Pacaembu; pretendo estar lá novamente.

Para fechar o ano agora, dia 31, São Silvestre!

Resultado:

Sargento Gonzaguinha
Sargento Gonzaguinha
confirmation_number Número de Peito 2011
supervisor_account Modalidade 15k
access_time Tempo Final 01:28:43
hourglass_full Tempo Bruto 01:32:52
trending_up Classificação Total 1295
trending_up Classificação Faixa Etária 80
timelapse Pace Médio 05:55 min/km
timelapse Velocidade Média 10,14 km/h
folder_shared Categoria M2529

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br