Tribuna 10K

Relato – 33º 10Km Tribuna FM – Santos

Tempo de leitura: 2 minutos

Domingo foi dia de uma das tradicionais corridas de São Paulo e uma das 10k mais rápidas do Brasil: a 10K Tribuna FM – Santos.

Corrida que conta com percurso único de 10k, se assemelhando a São Silvestre, em termos de festividade pelas ruas de Santos e o público presente.

Outro ponto importante é a quantidade de corredores de elite do atletismo mundial, que estão sempre buscando quebrar o recorde da prova, que rende uma bela quantia de premiação extra.

O kit deste ano chegou com duas semanas de antecedência, contendo a revista da prova, número de peito com chip acoplado, e camiseta.

Me inscrevi para o pelotão geral “A”, primeira onda, cuja largada se daria as 8h15.

Deixei para descer para Santos no dia, e fazer um bate volta; acordei as 5h15 da manhã, e sai de casa, com meu pai, por volta das 5h45.

Cheguei em Santos por volta das 7h10, na mesma rua que fiquei no ano passado, próximo a praça Patriarca na Av. São Francisco.

Meu pai seguiu para a chegada de carro, ficando próximo ao Hotel Atlantico, em frente ao pórtico de chegada, próximo também a SmartFit, que da para usar a unidade para aquele banho antes de voltar a São Paulo.

O dia estava bem frio, acabara de entrar uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas naquele dia. Fazia algo em torno de 14 graus no momento da largada.

Tribuna 10K
Tribuna 10K

Faltando cerca de 30 minutos para a saída de minha onda, acessei a área de largada e encontrei alguns amigos da assessoria, próximo ao prédio da Tribuna, onde ficamos até o início da prova.

A prova se iniciou as 8h15 pontualmente. Até o túnel foi aquela mesmice de procurar pontos de fulga p sair da multidão, foi o quilometro onde o pace ficou mais alto durante a prova, próximo a 6min/km.

Chegando no túnel, acessei o segundo, mais à direita, e mais vazio; a partir daí, encaixei um pace na casa dos 4min/km que foi o ritmo até o final da prova.

A perna doeu, principalmente depois do km 6, mas consegui segurar o ritmo e fechar em um tempo ótimo, na casa dos 48 minutos.

Quanto a estrutura da prova, esta é uma 10k que conta com três pontos de música, sendo um ponto com DJ, outro por volta do km 5, um palco com samba, e outro palco com rock por volta do km 7; houve distribuição de bastante água gelada a cada 2km.

Quanto mais chega próximo a orla, onde está a reta final, os três últimos kms da prova, mais cresce a quantidade de público, que também então bastante presentes próximo aos palcos.

Quem sabe ano que vem entro na casa dos 46 minutos.

Resultado:

confirmation_number Número de Peito 2089
supervisor_account Modalidade 10K
access_time Tempo Final 00:48:40
hourglass_full Tempo Bruto 00:50:33
trending_up Classificação Total 1481
trending_up Classificação Faixa Etária 222
timelapse Pace Médio 04:52 min/km
timelapse Velocidade Média 12,3 km/h
folder_shared Categoria M3034
help_outline Outras Informações Garmin

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br