Relato – 3ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste domingo nublado aconteceu a 3ª edição da Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, com as distancias de 5K e 10K, pelas ruas do Maia no Centro da cidade.

3ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos
3ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos

Diferentemente do ano passado, o sol escondido entre as nuvens dutante toda a prova, o que ajudou e muito! Estava com certo receio, comparando com o que foi no ano passado, que quase quebro nos 5K. Tudo bem que na época era minha 2ª ou 3ª prova mas mesmo assim, o desgaste é enorme, tanto que muita gente passou mal na época devido ao calor.

A retirada do kit se deu no sábado, kit bastante similar ao do ano passado, contendo uma camiseta vermelha, número de peito, chip descartável e materiais de merchandising. Retirada rápida, no mesmo local (em uma tenda no meio do Bosque Maia). Ajuda também pelo fato de apenas duas mil pessoas terem participado da corrida.

Quanto aos pontos de hidratação, para quem fez os 5K ganhou um a mais. Era sacanagem somente um ponto no Km 3, isso matou ano passado e fez com que muita gente passasse mal, por falta de hidratação. Este ano ja haviam dois pontos de hidratação no percurso de 5K e quatro pontos no de 10K, um a cada 2Km em media.

Como a corrida desta vez foi bem perto de casa, deu para sair de casa mais tarde, 7h20min da manhã; embora tenha acordado as 6h30min. Café básico tomado, fui para a região da prova.

Por volta as 7h40min comecei o aquecimento / alongamento e caminhei para a largada por volta das 8h da manhã – a largada para o público em geral estaria marcada para as 8h20min. Enquanto aguardo a hora, é dado a largada da elite feminina e masculina.

Ha umas semanas, comprei um fone no ebay, o S10-HD da Motorola. Foi a estreia dele! Usei em conjunto com o celular mandando as músicas (bluetooth), aproveitei para estrear um software, o Endomondo, para acompanhar o percurso. Fone muito bom, não pipocou e não deixou na mão um minuto. O Endomondo não sei o que meu bolso fez que fez ele parar a marcação no Km 6, pena que fiquei sem o registro da prova inteira. Foi a estréia de ambos, o fone é dez! Só tem que tomar cuidado com hidratação e suor não o queimarem, o mesmo vale para o celular.

Falando um pouco do percurso, em sua grande maioria plano, com uma subida acentuada entre os Km 4 e 5 – momento que faz você trotar para não andar – deu para soltar a perna e se sair bem. Tudo bem que o clima ajudou mas fechar em quase 56 min fazendo pelo menos 500 metros com passe de 10min/km, se fosse todo plano quem sabe uns tres minutos a menos – meta do ano que vem 🙂 .

A entrega das medalhas pelo menos estava organizada, ano passado foi uma zona neste ponto, precisa ainda melhorar muita coisa para tornar a prova mais atrativa e trazer mais gente interessada em participar. Esta seria uma prova para dez a quinze mil pessoas, não duas mil.

Outro ponto que estava me esquecendo de comentar é quanto ao transito. Apesar de pouca gente correndo, ônibus e caminhão jogando fumaça em todo mundo no meio da prova atrapalha, você já esta na luta para buscar o ar e quando vem, vem 100% de CO2 para a a garganta, isso é uma coisa que merece atenção também. Se não pode interditar o transito em 100% do percurso, simples: mude para outro lugar o trajeto.

Quanto ao desempenho, oque ajudou também foi o fato de praticamente não ter corrido durante a semana e uma chuva ter queimado meu treino no Ibirapuera na sexta, optei por fazer perna bem leve no caso.

Não sei se foi o fato da música ter acompanhado, mas estou menos cansado e terminei mais inteiro do que de costume, isso fazendo para mim um bom tempo 🙂

Agora que venha a São Silvestre, mas sem música porque chove 🙁 Minha primeira 15K, dependendo de como me sair, decido fazer (ou não) os 21K da meia maratona em março.

Resultado:

confirmation_number Número de Peito 1587
supervisor_account Modalidade 10K
access_time Tempo Final 00:55:56
hourglass_full Tempo Bruto 00:56:21
trending_up Classificação Total 480
timelapse Pace Médio 05:35 min/km
timelapse Velocidade Média 10,73 km/h
folder_shared Categoria M2529

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

http://www.diegoronan.com.br