Relato – 27º 10Km Tribuna FM – Santos

Tempo de leitura: 6 minutos

Tudo começou olhando o Facebook, nos grupos de corrida, e vendo um pessoal comentando que iriam abrir as inscrições da prova da Tribuna de Santos, para serem rápidos pois os ingressos não duram muitos dias. Assim foi como começou a minha participação em mais uma corrida, a 10K Tribuna FM de Santos, uma das provas 10K mais tradicionais do Brasil.

Tribuna Santos 2012
Tribuna Santos 2012

Feita a inscrição no site do evento, optei pela retirada do kit em São Paulo, o local seria o Espaço Cultural da Caixa, na praça da Sé, na terça e quarta que antecedem a corrida. Quinta, sexta e sábado a retirada já seria em Santos, local próximo a prova. Só não esperava que a retirada ocorresse somente durante o expediente bancário: das 10 as 16hrs, mas encarar a Sé antes/depois desse horário, nonsense.

Na terça acabei esquecendo de ir, acabou passando batido, fui retirar o kit na quarta, durante o almoço no trabalho. Partindo da av Juscelino é bem fora de mão o trajeto que fiz, de ônibus. Esperava gastar no máximo 1h15 na ida e volta e esse tempo foi praticamente para chegar na Sé! Isso que da não ter Metrô na região do trabalho; a viabilidade maior seria ir de carro, fica a dica para ano que vem!

O local que ocorreu a retirada do kit creio que foi adequado a demanda de pessoas que optaram por retirar na capital, local pequeno porem sem muita gente retirando os kit, pelo menos durante o horário que estive, com staffs de sobra atendendo na hora quem chegava no local para retirar.

Com o kit em mãos, hotel reservado próximo a chegada (após combinar com meu amigo corredor Ademir), foi só esperar pelo fim de semana. O kit, alias, veio contendo a camiseta, numero de peito, chip de cronometragem, revistas e materiais de merchandising.

No sábado, chega o dia de descer para Santos. Deixo para ir depois das 13 horas, já que a reserva do hotel seria para a partir do meio dia. Viagem de 1h30, chego lá por volta das 15h15, foi uma viagem tranqüila, transito somente até pegar a Imigrantes e, na Imigrantes, até passar um pavilhão de exposições. Vi que a viabilidade maior é ir via jacu pêssego / rodoanel até acessar a rodovia: menos transito e já corta um belo trecho de para/anda.

O tempo em Santos estava relativamente quente comparado a São Paulo, fazendo em torno de 25 graus quando cheguei lá, e em torno de 16 graus na madrugada, enquanto na capital não passava dos 21 como temperatura máxima durante o dia. Acabei levando roupas para encarar o frio e passei calor, mas faz parte!

Tribuna Santos 2012
Tribuna Santos 2012

O restante do sábado fiquei acompanhando a Champions League na TV, até a decisão por pênaltis, aproveitei o Extra do lado do hotel para comprar alguns comes / bebes e aguardar o domingo. Notei em grupos no Facebook, um pessoal marcando de ir em pizzaria fazer um jantar de massas, etc. Se fosse uma prova de 15K ou 21K até iria, mas para 10K achei meio desnecessário e preferi ficar no hotel mesmo. A única coisa que fiz foi arrumar as coisas para o dia seguinte, fixar o número de peito na camiseta e deixar tudo pronto para o grande dia.

As 21h30min tentei ir dormir, já que acordaria somente as 6 da manha para tomar o café e ir correr, mas tenho sério problema em dormir com barulho, não consigo nem a pau, e meu quarto ficava bem de frente para uma movimentada avenida, em resumo, dormi depois das 2 da manha, e bem mal.

Chega domingo, dia da prova, acordo as 6 horas, coloco o uniforme da corrida e desço para tomar o café da manhã no hotel. No hotel para o café já começam a aparecer inúmeras pessoas que estavam lá também hospedadas para a prova, já devidamente uniformizadas. Inclusive durante o café encontro com meu amigo, o Ademir, e marcamos de ir para o local de largada as 7h10.

Resolvo ir com o celular, carteira de motorista e um dinheiro para a largada. Somente (ou pouco mais) que o necessário, ainda mais por não saber como iria funcionar o guarda volmes por largar em um ponto da cidade para chegar em outro. Decidimos ir de ônibus mesmo para o local, já que qualquer um que ia para o centro iria parar na região. No ônibus, praticamente todo mundo estava indo para a corrida, foi basicamente um siga o fluxo até o local. Por volta das 7h30, chegamos no local de concentração, em frente a um Fórum, próximo a rua da largada.

Feito o alongamento, foi só esperar pelo inicio da prova. No local notamos que o guarda-volumes é móvel, a exemplo da Maratona de São Paulo, tenho como horário limite as 8 horas da manha para entrega.

Tribuna Santos 2012
Tribuna Santos 2012

Gostei bastante da forma que dividiram os pelotões pelo ritmo. O ritmo que você definia na inscrição seria a cor do seu numero de peito, e somente os números de peito na cor X estariam no pelotão, com bloqueios filtrando os espertos que iam correr de forma mais lenta de sair lá na frente. A divisão se dava nas cores Cinza (elite), Verde, Laranja e Vermelho. Mesmo assim muita gente fala que finaliza em tempo de um pelotão de puxada forte, chega no primeiro km e está andando atrapalhando os demais, questão de bom senso que não podemos fazer nada. Mas mesmo com esse ponto, gostei da forma clara e objetiva de separação e filtro, coisa que a São Silvestre principalmente deveria adotar.

Chega as 7h20 e é iniciada a prova para o pelotão geral, onde me encontrava. Nessa hora comecei a ter idéia de como a prova pára a cidade, é a São Silvestre de Santos, aquela corrida que a cidade toda para para ir assistir, ficam em sacadas acenando e torcendo para os corredores, enfim, uma sensação gostosa de fazer parte desta festa. Como também na São Silvestre, não é uma corrida para fazer tempo, você pega trafego pesado de pessoas em 100% da prova, não há uma parte em que o pessoal dissipa, já que algumas ruas são estreitas e são mais de 16 mil pessoas oficialmente inscritas. Para buscar tempo em uma prova dessa é obrigatório chegar bem cedo e fica posicionado praticamente na linha atras da elite. Por esses motivos terminei a prova em pouco mais de 1h.

Com pontos de hidratação com água gelada a cada 2km, três palcos com musica distribuídos nos 10km de prova e o pessoal assistindo e apoiando durante os 10km, tornam uma prova especial de correr. O percurso todo é fácil, plano em sua totalidade. O tempo durante a prova, nublado, ajudou também, enfim, só elogios.

A entrega do kit pós prova também organizada, continha a medalha e uma sacola com frutas, suco e barra de cereal.

Na volta para o hotel foi até legal ver o pessoal interessado perguntando como foi a prova, o que achou e até cobrando a medalha no peito. Com certeza ano que vem estarei novamente participando dessa prova, nessas horas da para ver o porque esgota tão rapidamente as inscrições.

Resultado:

Tribuna Santos 2012
Tribuna Santos 2012
confirmation_number Número de Peito 9538
supervisor_account Modalidade 10K
access_time Tempo Final 01:01:55
hourglass_full Tempo Bruto 01:08:05
trending_up Classificação Total 4408
trending_up Classificação Faixa Etária 523
timelapse Pace Médio 06:11 min/km
timelapse Velocidade Média 09,69 km/h
folder_shared Categoria M2529

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br