Depois de três meses só treinando - não encontrei uma prova que valesse a pena participar neste período, domingo foi dia de voltar as ruas para fazer uma prova oficial. A escolhida, foi a corrida dos Bombeiros, no difícil percurso do Ipiranga; corrida que comemora mais um aniversário da corporação, realizada todo mes de julho.

Como estou em treinos para a maratona da Asics, agora no fim de julho, tive que completar um longão de 30k no sábado. Para ajudar, só pude treinar a noite, devido a compromissos; praticamente fiz 40k de prova de ladeira este fim de semana, ja que a planilha de sábado exigia treino de subidas.

Sábado basicamente foi um percurso saindo da Praça da Sé, indo pelo centro em direção a Brigadeiro, Ibirapuera, Helio Pelegrino, Faria Lima até o parque Vila Lobos, subindo pelo alto de Pinheiros até a Dr Arnaldo, fechando os 30km na Paulista. Um treino de pouco mais de 3h, sem contar as paradas ou em farol, ou para reabastecer a mochila - foram 5 litros de água nesta “brincadeira”.

Maratona

Antes disto, retirei o kit da corrida de domingo na Decatlhon do shopping Lar Center por volta das 10h30, sem filas, coisa bem rápida. Kit bem simples contendo camiseta de manga cumprida e número de peito. O chip (não descartável), só no domingo, antes da corrida.

O restante do sábado foi cochilar para matar os 10k da prova no domingo.

O dia amanheceu claro, tempo aberto, sem nebulosidade e temperatura na casa dos 18 graus, até manga cumprida foi dispensável, para mim algo inédito nesta corrida, que sempre encarava um senhor frio.

Cheguei no local por volta das 6h30, meia hora antes da largada. Tempo de sobra para retirar o kit, fazer um alongamento e partir para mais 10.

A largada foi pontual, 7h foi dado o tiro e iniciou mais uma corrida. Larguei atras com o intuito de não forçar, estava meio inseguro de como seria meu desempenho, pois as pernas ainda estavam pesadas do treino de horas atrás.

Bombeiros

O inicio foi o mais do mesmo, muita gente para pouco espaço, e muita gente lenta largando no espaço de gente rápida, o que começou a dissipar logo depois das primeiras pequenas subidas entre os kms 1 e 2. Até o km 5, estava segurando em um ritmo relativamente bom, até entrando na casa dos 4min/km, mas na maioria ficando na casa dos 5min/km. Neste Km, o Raphael da assessoria me encontrou, e fomos até o final. A perna só abriu o bico na subida pouco antes do pórtico de largada, km 7.8 da prova, mas foi uma caminhada de 200 metros para a situação melhorar e seguir para o final, fechando a prova em 54 min, um minuto além do meu melhor tempo, no mesmo local, e 100% em condições. Estimo se estivesse descansado um RP neste percurso, e quem sabe na distância, apesar que esta prova não é para forçar, ainda mais vindo de 30k e a poucas semanas da maratona.

Estrutus da prova em si foi boa, água gelada a cada 3km em média, sem tumultos para o kit finisher, sem o que reclamar.

Semana que vem tem mais um treino prova, desta vez da New Balance, 15k (e mais 17k de treino).

Até lá.

Resultado:

Bombeiros

  • Número de Peito: 776
  • Tempo Final: 00:54:05
  • Categoria:  M3034
  • Modalidade:  10k
  • Tempo Bruto: ND
  • Classificação Total: ND
  • Classificação Faixa Etária: ND
  • Pace Médio: 05:17 min/km
  • Velocidade Média Total: 11:40 km/h
  • Informações Gerais: Garmin

Este domingo aconteceu em São Paulo mais a XVII edição da Meia Maratona, realizada pela Corpore. Como de costume contando com as distancias de 5K ou 21K, e a presença de cerca de cinco mil corredores.

A retirada do Kit se deu na loja Decathlon, do shopping Lar Center, na sexta e sábado. Foi uma fácil opção para mim por ser na zona norte; retirei no sábado por volta das 16 horas. Sem muita gente na fila, foi bem rápido.

O kit veio bem simples: camiseta, número de peito e um gel em carboidrato, dentro de uma sacolinha do evento.

Restou então descansar e seguir para o dia da prova.

Domingo acordei as 5 da manhã, chegando na USP as 6; consegui parar bem encostado a Cidade Universitária, indo de lá para a tenda da equipe. Aliás, esta foi minha prova de estreia treinando com a equipe do Adriano Bastos.

O céu azul já anunciara: um sol para cada um e muito sofrimento pela frente.

Depois de retirar o chip e alongar, me posicionei para a largada e prova, que iniciou pontualmente as 7h.

A ideia era manter um pace de 5:30min/km e forçar mais, conforme for desenrolando a prova, mas não consegui sair dos 6 nos pimeiros dois kms, e depois disso oscilando muito entre 5 e 7. Ainda estou me sentindo com o corpo pesado para render legal em provas neste ano.

Hidratação nos primeiros Kms foi ok; até houve um local onde um ponto de hidratação estava 1km (ou menos) depois de outro. Em contrapartida, antes do km 19, o último ponto de hidratação anterior a este, foi no km 14. Somando isto a um sol para cada um, foi um trecho bem sofrido.

No km 10 houve um ponto de distribuição de isotonico e banana, que ajudou a cortar a fome.

Foi uma prova que me arrastei bastante, o que certamente não esperava; fechei a prova em 2h12, um tempo muito alto ainda pelo que sei que consigo atingir. Continuar treinando para melhorar este ponto.

Resultado:

Meia Maratona

  • Número de Peito: 2221
  • Tempo Final: 02:12:53
  • Categoria:  M3034
  • Modalidade:  21k
  • Tempo Bruto: 02:15:53
  • Classificação Total: 2136
  • Classificação Faixa Etária: 291
  • Pace Médio: 06:19 min/km
  • Velocidade Média Total: 09:48 km/h
  • Informações Gerais: Garmin

2016 começou com a Meia Maratona Internacional de SP, no Pacaembu e região central da cidade, com cerca de 10 mil participantes divididos entre as distancias de 5k ou 21k.

A retirada dos kit se deram na sexta e sábado; fiz no sábado por volta do meio dia, próximo ao Ginásio do Ibirapuera, na Abílio Soares. Um pouco de fila, mas foi rápido. Kit que veio composto pela camiseta, número de peito, materiais de merchandising e o chip descartável de cronometragem. Houve também a feirinha da meia maratona no local.

O restante do sábado foi de descanso, Netflix, e dormir cedo.

Domingo, dia da prova, sai de casa por volta das 6h, com um céu nublado para chuvoso, manteve uma temperatura bem amena, ideal para correr.

Carro estacionado próximo ao Pacaembu, alongamento feito e partiu para a corrida.

Mantive um rítimo suficientemente baixo para aguentar o tranco dos 21k. Não tenho treinado mais que 10K no início deste ano, e minha maior rodagem fora a São Silvestre, há dois meses.

Diferentemente dos anos anteriores, só subimos o elevado costa e silva na metade da prova, retornando por quase a mesma região até o Pacaembu.

Foi uma prova dura, mas boa.

Pontos de hidratação a cada 2 - 3km, foram o suficiente. Uma pena que não distribuiram isotonico, fez falta.

É isso. Até a próxima, melhor treinado!

Resultado:

Meia Maratona

  • Número de Peito: 6035
  • Tempo Final: 02:35:08
  • Categoria:  M3034
  • Modalidade:  21k
  • Tempo Bruto: 02:48:20
  • Classificação Total: 5123
  • Classificação Faixa Etária: 858
  • Pace Médio: 07:06 min/km
  • Velocidade Média Total: 08:50 km/h
  • Informações Gerais: Garmin

Mais um ano termina com a tradicional corrida (ou festa) de São Silvestre, tomando as ruas de São Paulo, contando com a presença de 50 mil corredores, entre inscritos e pipocas.

A retirada dos kits aconteceu, como nos anos anteriores, no Ginasio do Ibirapuera, nos 4 dias que antecederam o evento. Retirei sem problemas, sem filas, antes de ir para o trabalho, no dia 28, pouco antes das 9 da manhã.

O Kit veio composto pelo tradicional número de peito, chip descartável de cronometragem, camiseta e materiais de merchandising.

O útimo dia do ano, quinta, amanheceu com tempo nublado, seguido de predominio de sol, mas uma temperatura agradável.

Com a largada marcada para as 9h do dia 31, acordei por volta das 7h, tempo suficiente para trocar de roupa e ir para a prova.

Tentei estacionar no mesmo local que parei na prova de 2014 - em uma rua paralela a Av. Paulista, mas o estacionamento não ficaria aberto até o horário que precisava; encontrei outra opção praticamente na mesma quadra, parando a pouco mais de 1km da largada.

Lembrete para a pŕoxima edição: Estacionar no Metrô Tietê, e ir de Metrô!.

Caminhando em direção a largada, na Av. Paulista, ouvi de longe a buzina que anunciara a largada. Como sabia que a mesma aconteceria por meia hora, até a dispersão de 100% dos corredores, não tive pressa alguma em chegar lá. Tive tempo até de alongar antes.

Como no ano anterior, a corrida iniciou nas duas faixas da Paulista, com a marioria se concentrando no lado direito, pois lá estavam as cameras de TV (onde todo mundo acha que será visto). A esquerda da avenida, assim, ficou livre, e por ela iniciei a corrida.

Mantendo um rítimo leve e constante, não tive problemas na prova.

Desta vez anteciparam o primeiro ponto de hidratação - local que travou, a ponto de ficar praticamente parado por cinco minutos na edição anterior - para a Av. Pacaembu; melhor assim, com bem mais espaço e organizado (na medida do possível). Ainda sobre os pontos de hidratação, na maioria com água gelada e em média a cada 3km, foram o suficiente para a prova.

Houve também o ponto de distribuição de Gatorade por volta do km 7 da prova, próximo do centro.

E o ano terminou assim, subindo a Brigadeiro “com um pé nas costas” e fechando na Paulista.

2016 tem mais.

Resultado:

Sao Silvestre

  • Número de Peito: 14287
  • Tempo Final: 01:50:13
  • Categoria:  M3034
  • Modalidade:  15k
  • Tempo Bruto: 02:13:19
  • Classificação Total: 10647
  • Classificação Faixa Etária: 1620
  • Pace Médio: 07:06 min/km
  • Velocidade Média Total: 08:40 km/h
  • Informações Gerais: Garmin

Aconteceu neste domingo a 7ª Corrida Internacional Cidade de Guarulhos, contando com as distancias de 5k e 10k, e participação de cerca de mil atletas.

Corrida tradicionalmente marcada junto as comemorações do aniversário da cidade, desta vez, quase fica de fora do calendário devido a crise financeira. Na última hora a k10 assumiu e organizou a prova para o final de dezembro e não deixou a prova passar batido.

A retirada do kit, marcada unicamente para sábado, das 10 as 16h no Shopping Patio Guarulhos, fez com que quase perdesse a prova. Cheguei para retirar as 15h30, com uma fila enorme e com compromisso as 16hrs. Desisti. Até então estava abortado o plano de correr no domingo, até eu falar para a Amanda. Ela entrou em contato com seus amigos da organização e me informou que poderia fazer a retirada antes da prova. Salvou o dia, ty :*

Sábado ainda fez um calor gritante, achei que ia fritar na prova, mas o tempo virou sabado no fim do dia e trouxe um céu nublado, com temperatura agradável, e domingo amanheceu assim, tempo nublado e teperatura baixa, ótimo para correr.

Acordei as 6h no domingo, indo ao local da largada as 6h30.

Estacionei nas ruas próximas ao Bosque Maia, fora da área de restrição, e fui então efetuar a retirada do kit. Este que veio com o basico: Camiseta, número de peito e chip de cronometragem; assim que retirei, voltei para o carro para terminar de me arrumar e me desloquei para a região da largada.

A corrida estava marcado para ter inicio as 7h30 para os 10k e 7h45 para os 5k, no fim sairam todos juntos por volta das 7h38.

Consegui manter um ritimo forte com pequenos trechos de descanso reduzindo o ritimo durante toda a prova. Passei pelo trecho mais crítico da prova, a subida da Transguarulhense, sem andar - mas no turtle pace. Perdi o primeiro ponto de hidratação, pouco antes da subida, fez falta! ja estava “seco”. O próximo ponto seria 3km depois, pouco depois do Shopping Parque Maia, e o tereceiro e último, logo no inicio da reta do Bosque Maia, a cerca de 2km do final.

Achei que os pontos de hidratação poderiam estar melhor distribuídos, pelo menos mais um ponto no km 2 e um ponto no km 4 (assim que termina a subida), e água gelada, coisa que não houve em nenhum dos pontos. Tudo bem que a temperatura ajudou, mas se estivesse o sol que estava no dia anterior, seria bem diferente.

Fechei a corrida em 53 minutos. Medalha bonita, mas inferior comparando aos anos anteriores.

É isto, logo mais é a São Silvestre para fechar 2015 e férias.

Resultado:

Guarulhos

  • Número de Peito: 193
  • Tempo Final: 00:53:29
  • Categoria:  M3034
  • Modalidade:  10k
  • Tempo Bruto: 00:00:00
  • Pace Médio: 05:23 min/km
  • Velocidade Média Total: 11:21 km/h
  • Informações Gerais: Garmin