Isso é verdadeiro para todos? Afinal, a corrida serve para emagrecer ou não? O treinador Miguel Sarkis explica como se faz para emagrecer correndo.

Afinal, porque a corrida não emagrece os corpos de muitas pessoas e, por outro lado, possibilita a alguns corpos transformações como que de verdadeiros anoréxicos? Afinal, a Corrida serve para emagrecer ou não?

Corredor sobrepeso e obeso está cheio por ai. Basta observar em praias, corridas de rua, academias, parques. Estou falando novamente e com razão. Estamos diante de alguns problemas e que, somente com a devida compreensão deles, poderemos atingir índices de controle de peso com a corrida.

Mas, afinal, como é que se faz para emagrecer correndo? Verdadeiro ou Falso?

Todos os índices de frequência cardíaca devem ser levantados segundo o teste de esteira, realizado por um profissional de medicina esportiva.

Quando corro mais rápido emagreço mais rápido

Verdadeiro: Se você estiver em um nível de condicionamento físico avançado, no qual a reserva de gordura está disponibilizada pronta e eficientemente para as funções que mantém o corpo correndo e em equilíbrio.

Falso: Se você é iniciante e tenta, com a velocidade, disponibilizar alguns centímetros cúbicos de gordura acumuladas em seu corpo. Este raciocínio você já conhece, e diz respeito ao processo de “queima” de gordura, no mais das vezes, não será eficiente, a menos que este corpo esteja condicionado e tenha condições para utilizar esta reserva. Portanto, é pouco racional a forma que muita gente tenta realizar sua corrida.

Quando corro mais lento, emagreço mais lento

Verdadeiro: Se o ritmo lento em treino for igual ao determinado no teste ergométrico. E neste caso, quando praticar a corrida dentro do que podemos chamar de ritmo lento, os efeitos serão mais eficientes, não na quantidade calórica, mas na quantidade percentual de gordura gasta para tal exercício

Falso: Se você já estiver adaptado pelo treino regular e correr muito aquém do seu ritmo moderado e previsto em teste ergométrico.

No Final de Ano, é mais difícil emagrecer

Verdadeiro: Para corredores que confiam no poder emagrecedor e inabalável que a corrida provém, é possível que engordem, principalmente na chegada do final de ano, quando as festas se repetem e a quantidade calórica fica aumentada pelas guloseimas típicas desta época.

Falso: Se você for um corredor controlado e que se observe diária e atentamente, nos momentos de festas, praias, viagens, bares ou em casa.

Corrida não gasta mais calorias do que a caminhada

Falso: A corrida gasta mais calorias do que a caminhada, porém, proporcionalmente, a quantidade de gordura que se gasta em ritmos apropriadamente e pré-estabelecidos pelos testes ergométricos ajudam o corredor, utilizando mais gordura do que calorias, vindas de fontes glicolíticas.

Quanto mais longa é a corrida, emagreço mais

Verdadeiro: Se você consegue, por méritos de seu nível de condicionamento físico, quanto mais tempo você correr, administrando o consumo de água e carboidratos, certamente consumirá mais gordura.

Correr em jejum emagrece mais

Falso: Emagrecimento depende de equilíbrio e equilíbrio depende de metabolismo em harmonia com o movimento. Como não é possível manter-se equilibrado, sem uma fonte de energia mais rápida e frequente, principalmente durante os treinos de grandes distâncias, os corajosos e autodidatas poderão colocar seus organismos numa prova, que nem sempre dará certo.

Correr pela manhã emagrece mais

Falso e Verdadeiro: Existe uma necessária relação de equilíbrio e isso acontecerá pela prática do seu treino, em horários em que você esteja acostumado. Ao ser treinado em horários que você esteja acostumado, o organismo reconhece e define quantia apropriada de energia. O fato de utilizar mais ou menos gordura de seu organismo dependerá do equilíbrio do ritmo e do momento de harmonia, que o treino lhe proporciona, caso contrário, ele se mostrará relutante em gastar as reservas, principalmente por que tem um cuidado todo especial em situações de desequilíbrio, para não comprometer ainda mais o seu organismo.

Correr à noite emagrece mais

Falso e Verdadeiro: Como no exemplo do item anterior, só será verdadeiro caso esteja equilibrado e treinado com o horário em questão. No entanto, se não estiver acostumado, um pequeno desequilíbrio poderá tomar conta do seu organismo, sendo assim, você poderá manter-se correndo, com menor gasto de gordura e maior de glicogênio.

Correr pouco não emagrece

Verdadeiro e Falso: Se o corredor é iniciante e ele sente o treinamento, na medida em que avança para o tempo maior de prática, seu organismo deverá bloquear o gasto energético, definido por uma incompetência em administrar a corrida e o equilíbrio metabólico, então, novamente o desequilíbrio tomará conta do cenário da corrida.

Afinal, o que devemos entender para emagrecer? Nota-se que em alguns períodos do ano, emagrecemos mais do que no derradeiro final de ano.

A corrida, para os praticantes e não atleta, pode emagrecer aproximadamente 400 a 800 calorias por hora, e isso devido a fatores importantes como: idade, sexo, condições hormonais e qualidade do metabolismo, e combinado com a equilibrada qualidade de vida diária, melhorada pelo treinamento físico especifico e em nosso caso, a corrida.

Se você passou a vida praticando várias modalidades, sempre foi regular e sequencial na sua prática, além de ter controlado outros itens de sua vida, como a qualidade de vida, a sua condição fisiológica para o gasto calórico pode aproximá-lo de 800 ou até mesmo, das 1200 calorias por hora.

É claro que para tais gastos elevados, o corredor aproximará a sua condição física a de um atleta de corrida. Para que as quantidades percentuais de calorias signifiquem eliminar gordura do corpo do corredor, a relação harmoniosa de velocidade e eliminação da gordura deve ser obtida pela descoberta das frequências cardíacas médias e máximas, que são fruto dos testes ergométricos, com médicos especializados em esporte. Depois, a prática regular dentro de padrões de F.C. pode conduzi-lo ao emagrecimento gradual.

Agora pensemos nas tais 1.200 calorias e transformemos em alimentos possíveis de serem consumidos dia a dia. Imaginem aquele sanduíche de uma lanchonete famosa, que vem acompanhado de batata frita e refrigerante, que juntos somam aproximadamente 1.200 calorias. É de arrasar, pois um corredor de alto rendimento pode consumir 1.200 calorias por uma hora de corrida. Isto é intenso, então, pensemos que em aproximadamente 15 minutos, podemos repor as 1.200 calorias, sem quase esforço físico, senão as das mandíbulas e a emoção. Se a necessidade calórica diária de um corredor pode chegar a 3500, então, se o lanchinho tiver este valor e fora dos 3.500 calorias necessários, ficará difícil, até mesmo para o atleta, consumir estes extras e se manter magro.

Para Pensar

Antes de se embrenhar em novas tentações da vida, compare-as com um eclipse, onde a imaginação simplesmente vaga: Depois do eclipse, o sol volta a ser sol e a lua, volta a ser lua. Então, seja o que for, pense no durante e no depois, antes de comer, o agora.

Bons equilíbrios.

Fonte: Ativo.com

Neste domingo, dia 20, ocorreu a 10ª edição da corrida Samsung - Troféu Zumbi dos Palmares, em São Paulo, no tradicional percurso de 10K, ou opção da caminhada para os 3,1K de prova.

Zumbi dos Palmares

Apesar do dia ter começado frio, o sol veio forte e fez com que a temperatura subisse rapidamente.

Sai de casa por volta das 6:50 e as 7:30 estava já na Assembleia Legislativa, na concentração para o evento.

Com o kit retirado na sexta feira - retirada bem rapida por sinal - em mãos, só tive o trabalho de fazer o alongamento e ir para a corrida.

Somente um comentário rápido a respeito da retirada, a mesma ocorreu naquela área do exército próximo ao ginásio do ibirapuera, em uma tenda colocada no estacionamento. O kit veio contendo o chip de cronometragem, camiseta com número grafado, marcador de rítimo e materiais de merchandising.

Voltando para falar agora da corrida em si, foi possível manter um rítimo bom, principalmente após quase o 3º Km, ponto que finalmente o pessoal começou a dispersar mais e abrir mais brechas para passagem, mantendo sempre abaixo de 6min/km.

Comparando com a maratona de revezamento do pão de açucar, achei que o percurso teve menos subida na Rubem Berta. Não me recordo ao certo até que ponto da avenida se fazia um retorno para voltar para a região do obelisco, mas que me recordo havia uma subida a mais, talvez por isso tenha sentido “falta” de mais subida no percusso.

O sol, apesar de presente e constante em todo o percurso, não judiou (ainda bem). As subidas da Rubem Berta, apesar de forçarem bastante, não maltrataram o quanto esperava.

Fechei a prova em pouco mais de 58 minutos.

Faltam mais 2 para fechar o ano!

Resultado:

Zumbi dos Palmares

  • Número de Peito: 5244
  • Tempo Final: 00:58:05
  • Categoria: M2529
  • Modalidade: 10K
  • Tempo Bruto: 01:00:33
  • Classificação Total: 1886/4158
  • Classificação por Categoria: 155/283
  • Classificação por Sexo: 1679/3210
  • Pace Médio: 5:48 min/km
  • Velocidade Média Total: 10,33 km/h

As inscrições para a tradicional Corrida de São Silvestre entraram na fase final: faltam apenas 30% das vagas para a principal prova de rua do país. Até agora 17 mil corredores estão confirmados para correr no último dia do ano, na cidade de São Paulo. E, você, já confirmou sua participação?

A prova está em sua 87º edição e são esperados 25 mil participantes no total.

O valor para cada corredor é de R$100,00 e o preço ficará congelado até 1º de dezembro, quando passa para R$ 110,00 se ainda houver disponibilidade de vaga. Atletas acima de 60 anos terão desconto de 50% no valor de inscrição.

Entrega de kit

A entrega dos kits de participação será efetuada nos dias 28 e 29 de dezembro (das 9 às 19 horas) e no dia 30 (das 9 às 17 horas), no ginásio Mauro Pinheiro, na rua Abílio Soares, 1300.

Cada atleta inscrito receberá no kit o numero de peito, chip de cronometragem descartável, manual eletrônico e brindes dos patrocinadores como camiseta em poliamida, squeeze, suplementos entre outros. O atleta deve levar consigo RG original e o comprovante de pagamento.

Estrutura e informações sobre a prova

Durante a corrida haverá nove postos de água, isotônico, grande estrutura de apoio médico e orientação. A estrutura do evento segue de nível internacional com áreas de dispersão espaçosas, de apoio às equipes e guarda-volume móvel.

Todos que completarem o percurso levarão receberão após a corrida a medalha de participação e poderão baixar no site do evento, após a publicação do resultado oficial, o certificado eletrônico de conclusão, fotos e vídeos gratuitos da chegada.

A competição terá os seguintes horários de largada:

  • 15 horas - Cadeirantes
  • 15h10min - Atletas com deficiência
  • 17h10min - Elite Feminina A e B
  • 17h30min - Elite Masculina e demais corredores

Fonte: GloboEsporte

A ESPN Brasil apresentou no programa Vamos Correr uma materia sobre o descaso do “dono” da São Silvestre a respeito das mudanças de percurso.

É revoltante o descaso e mostra que só estão ai para o dinheiro mesmo e que se dane quem comprou o seu “produto”.

Para quem não sabe, foi feito um treino-protesto no dia 02 de novembro contra as mudanças no percurso da São Silvestre, reunindo 300 atletas numa quarta feira fria as 7 da manha na paulista.

O “isso não é problema meu” mostra como este Sr. se preocupa com  quem vai correr a São Silvestre no fim deste ano.

Olhando isso perdemos até a vontade de participar do evento.

Parabéns a ESPN por tornar isso público.

Tracei o novo trajeto da São Silvestre no Google Maps.

Pode ser acessado neste link.

Uma pena terem alterado praticamente toda a prova, vamos ver como será a experiencia este ano….