A nova moda – levar comida para o trabalho

Tempo de leitura: 2 minutos

Quem diria que a famosa “marmita” seria a nova moda do momento? O que antigamente era uma opção de pessoas de renda mais baixa e que não tinham como pagar por uma refeição no local de trabalho, se tornou uma opção de muitas pessoas que desejam uma alimentação mais saudável, incluindo atores e famosos em geral.

E por que levar comida para o trabalho é uma opção mais saudável? A resposta é simples. Ao fazer nossa própria comida, sabemos quanto de óleo, sal e condimentos foi colocado para fazer o arroz ou a carne. Também, escolhemos um tipo de carne mais magra, tiramos a gordura da carne antes de cozinhar e é possível evitar usar temperos muito gordurosos, como os caldos de carne e de galinha.

Além disso, outra vantagem é montar a marmita no dia anterior, o que permite que as quantidades sejam colocadas conforme a necessidade e não conforme a fome. Muitas vezes chegando ao restaurante a fome é muito grande e o olho acaba sendo maior que a boca. No final, a quantidade ingerida de comida acaba sendo maior que a necessária.

Então, como montar uma marmita saudável que ajude na dieta e a manter um peso saudável? Seguindo algumas dicas simples:

Leve sempre uma marmita de salada – Separada da parte quente, leve um pote com salada verde e alguns legumes (como cenoura, pepino, tomate). Esta salada oferecerá uma boa quantidade de minerais e vitaminas. Use apenas uma colher de chá de azeite, vinagre e pouco sal para temperar. Evite temperos prontos, que são altamente calóricos, gordurosos e ricos em sal.

Sempre coma uma fonte de carboidrato – Lembres-se sempre que o carboidrato é nossa maior fonte de energia, então, ele deve estar presente em todas as nossas refeições. Algumas opções: arroz integral, massa integral, batata cozida ou assada.

Uma leguminosa para acompanhar o carboidrato – As leguminosas (feijão, lentilha, ervilha) complementam a refeição e oferecem alguns nutrientes importantes, entre eles o ferro.

Não se esqueça da fonte de proteína – A proteína também é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo. Então, a marmita sempre deve ter uma carne, peixe, frango, ovo ou proteína de soja, que são as nossas boas fontes de proteínas.

De sobremesa uma fruta – Outra vantagem de levar comida é não sofrer com as tentações que sempre estão expostas nos restaurantes. E a maior das tentações normalmente são os doces. Então, ao levar comida de casa, opte por uma fruta de sobremesa. Escolha preferencialmente frutas ricas em vitamina C (abacaxi, laranja, mexerica) que ajudam na absorção do ferro consumido durante a refeição.Se onde você trabalha existe a opção de levar comida (ou seja, existe uma copa com geladeira e microondas), pense com carinho nesta possibilidade. Afinal, comida de casa é sempre mais saborosa e mais saudável. Além disso, fica muito mais fácil seguir a dieta, fracionar a comida de forma correta e não sofrer tantas tentações com as comidas dos restaurantes. E de quebra é possível economizar um bom dinheiro, uma vez que a comida feita em casa é muito mais barata do que a comida de restaurante.

Bom apetite!!!

Webrun

Sobre

Guarulhense, desenvolvedor de softwares e soluções web, apaixonado por corridas, fotografia, viagens e muito rock.

//www.diegoronan.com.br